Ajuda

Este portal permite localizar documentos presentes no acervo da instituição. Serve este texto para auxiliar o utilizador na localização destes mesmos documentos.

Existem quatro possibilidades de obter resultados de pesquisa, a saber:

  1. Página de boas vindas
  2. Pesquisar
  3. Explorar
  4. Destaques

Página de boas vindas

Dentro do interface de boas vindas, temos disponível uma pesquisa simples, destinada a utilizadores que possuem pouca experiência, ou que não têm uma ideia específica do que estão a pesquisar. Pode selecionar um conjunto limitado de critérios para filtrar os resultados apresentados, explicados de seguida.

página boas vindas

Para isso é-lhe apresentado um campo geral onde pode pesquisar o ou os termos que deseja obter nos resultados, independentemente do campo onde estejam presentes (1).

NOTA IMPORTANTE: Quando escrever expressões de pesquisa, NÃO inclua palavras com 3 ou menos letras, vulgarmente designadas por "stop words" (de, da, das, do, dos, o, os, ou, a, as, e, etc.)

Se o utilizador souber o intervalo de datas, pode preencher os respetivos campos em (2), de forma a refinar os resultados da pesquisa. Note que os resultados retornados derivam de interseções das datas introduzidas.

Exemplos possíveis da pesquisa:

  1. Se introduzir como data inicial o ano de 1800, a pesquisa irá retornar todos os registos com data de 1800 e posteriores
  2. Se introduzir como data final o mesmo ano, a pesquisa irá retornar todos os registos com data de 1800 e anteriores<
  3. Se introduzir um intervalo entre 1800 e 1850, a pesquisa irá retornar todos os registos que:
    1. Se situam entre o período referido, incluindo as datas extremas (1800, 1850)
    2. Contêm uma data constante no período compreendido, podendo a outra data estar fora desse âmbito, e.g. serão recuperados registos com data inicial de 1810 e final de 1900. Repare que neste caso a data final está fora do período indicado, mas a data inicial não. Por esse motivo esse registo será recuperado.

Por fim, pode também pesquisar apenas por documentos que tenham representações digitais associadas (imagens, pdfs, etc.). (3).

Os resultados apresentados serão sempre derivados da conjugação de todos os critérios selecionados. Sendo assim, serão apresentados os documentos que apresentem todos os critérios descritos pelo utilizador. Quando o utilizador tiver dúvidas relativamente a um dos critérios selecionados, será mais prudente retirá-lo, de forma a ter o resultado esperado.

Pesquisar

A interface de pesquisa divide-se em 2 partes, uma com os filtros básicos, muito ao estilo da interface disponibilizada na página de boas vindas, que fornece campos de filtros mais abrangentes. Os filtros avançados destinam-se a utilizadores mais experientes, ou que possuam um conhecimento prévio do documento a pesquisar. Permite ao utilizador combinar um conjunto alargado de critérios. Aqui a pesquisa pode incidir sobre um campo específico, em vez de pesquisar em todos os campos de descrição existentes.

página pesquisa

É possível selecionar qual ou quais os fundos onde a pesquisa dos registos deverá incidir (1).

No campo "Todos os campos", tal como na interface anterior, pesquisar por um ou mais termos em todos os campos de desrição (2). Para além do(s) termo(s) que pretende procurar, pode determinar a forma pela qual deseja que seja efetuada a pesquisa, explicados de seguida:

  • Contém todas as palavras: é a opção por omissão, e trata de pesquisar por documentos que contenham todos os termos preenchidos no campo. Se introduzir, por exemplo, a expressão "inquisição lisboa" irá recuperar registos em que se verifique simultaneamente a existência de "inquisição" e "lisboa", podendo os termos estar adjacentes ou separados.
  • Contém a frase exata: similar à opção anterior, contudo pesquisa apenas por documentos que tenham todos os termos de forma adjacente pela ordem indicada.
  • Contém qualquer uma das palavras: retorna os registos que não contêm todos os termos selecionados. Se indicar a expressão "inquisição lisboa", todos os registos contendo estas palavras (de forma isolada ou conjugada) serão omitidos dos resultados.
  • Não contém as palavras: pesquisa por registos que tenham, pelo menos, um dos termos solicitados. Se introduzir a expressão "inquisição lisboa" irá recuperar registos em que se verifique a existência de "inquisição", "lisboa" ou "inquisição lisboa".
  • Não contém a frase exata: semelhante à opção anterior, contudo apenas omite os resultados que contenham os termos selecionados de forma adjacente.

A pesquisa por intervalo de datas também está presente (3), e tem o mesmo funcionamento que o método explicado anteriormente. A esta junta-se a opção de pesquisar por datas inclusivas, ou seja, pesquisar apenas por documentos cujas datas extremas se encontrem dentro do intervalo definido.

Pode também pesquisar pelo ou pelos níveis de descrição do documento (4). A documentação encontra-se organizada de acordo com uma estrutura da descrição arquivística que parte do geral (Fundo) para o particular (Unidade de instalação, Documento composto ou Documento simples).

É possível pesquisar peloo código de referência (5). Caso disponha deste elemento, será a melhor forma de chegar ao registo que procura.

Pode selecionar os Assuntos (i.e. termos de indexação) que o documento possa ter associado. Os termos de indexação são preenchidos pelos técnicos de indexação, e traduz-se em elementos descritivos adicionados ao documento, de forma a facilitar a pesquisa do mesmo de forma controlada (6).

Todos os campos referidos em cima correspondem aos campos que são utilizados com maior frequência na pesquisa de documentos. Contudo o utilizador pode adicionar mais campos à pesquisa, carregando em no botão "+". De cada vez que clicar, é adicionado um novo conjunto de pesquisa ao formulário, onde pode selecionar o campo onde deseja incidir a pesquisa, o ou os termos a pesquisar, e o tipo de pesquisa que quer que o sistema realize (como por exemplo campo “Título”) (7).

Finalmente, e à semelhança da pesquisa simples, pode restringir a pesquisa a elementos que tenham ou não representações associadas.

Explorar

A opção "Explorar" tem o intuito de apresentar pesquisas pré-definidas ou auxiliar na navegação de vocabulários controlados, visualizando para cada termo as relações e documentação associada.

página explorar

Na zona das pesquisas pré-definidas, estão selecionadas um conjunto de pesquisas que retornam um determinado conjunto de registos (1). Auxilia na pesquisa, p.e. de todos os fundos, ou todos os registos com representações digitais associadas.

Através da navegação de vocabulários controlados (2), para além de podermos visualizar todos os termos que compõem um determinado vocabulário (e respetiva hierarquia), podemos também aceder diretamente a todos os registos que possam estar associados a cada um dos termos.

Destaques

página destaques

Não sendo uma página diretamente ligada a pesquisa de documentação, esta interface permite definir documentos com destaque (1), pelos mais diversos motivos (eg. realce de um documento do mês, exposição de documentos sazonal, etc.).

Resultados de pesquisa

Archeevo-results

Os resultados da pesquisa apresentam o número de resultados obtidos da pesquisa efetuada e 10 registos de resultados por página. Para cada registo (1) é apresentada informação comum, como o título, âmbito e conteúdo, datas, código de referência e cota atual.

Pode consultar o registo completo clicando no link respetivo (2), ou clicando no título do registo. Se quiser guardar um registo para posterior consulta, poderá adicioná-lo à sua lista pessoal de registos (3). Outras operações disponíveis são a exportação dos registos adicionados à lista para formato CSV (Excel), ou o envio dos registos por e-mail.

Se o registo tiver representações associadas será apresentada a sua miniatura e pode aceder à página de visualização da mesma ao clicar sobre a imagem (4).

Poderá também refinar a pesquisa utilizando os filtros disponíveis do lado direito da interface, premindo no fim o botão "Aplicar Filtros" (6).

Detalhes de um registo

página detalhes registo

Ao visualizar um registo de metadados, ser-lhe-á apresentada uma página dividida em 3 secções:

  • Plano de classificação (1), onde é apresentada a árvore hierárquica do registo visualizado, que vai desde o fundo ou coleção respetiva até ao mesmo. O utilizador pode usar a árvore para navegar entre os registos apresentados na árvore.
  • Detalhes do registo (2), onde figura toda a metainformação do registo.
  • Operações disponíveis sobre o registo. Aqui pode efetuar as seguintes operações:
    • Visualizar as representações associadas, caso o registo tenha alguma associação a representações digitais (3);
    • Operações/serviços sobre o documento, entre outros, e se o módulo estiver disponível, efetuar pedido na Sala de Referência Virtual, que será encaminhado para o respetivo formulário de inserção de um novo pedido (de reprodução, consulta, etc.) (4);
    • Partilhar nas redes sociais (5);

Visualização das representações

página visualização objetos digitais

No visualizador de representações digitais o utilizador pode consultar todos os ficheiros (imagens, vídeos, pdfs, etc.) associados ao registo de descrição. Se em algum momento desejar voltar à visualização do mesmo, basta primir em (1) para voltar à visualização do registo de descrição.

Se quiser alternar entre a vista de miniaturas,e árvore, ou ecrãn completo, basta premir o ícone respetivo (2).

Para navegar entre as várias representações, pode premir diretamente na miniatura que deseja visualizar (6), usar as setas direcionais do teclado (frente e trás), ou os ícones apresentados em (3).

É disponibilizado um conjunto de ferramentas para a visualização de um ficheiro (7), nomeadamente o zoom da imagem e rotação da imagem (4).

Em (5) tem os botões para descarregar a imagem que está a visualizar ou todos os objetos digitais associados a um documento, e também o botão para imprimir.

A apresentação dos metadados do ficheiro estão disponíveis carregando no botão (8), e é possível partilhar a imagem visualizada nas redes sociais (9).

Serviços em-linha/Sala de referência virtual

página serviços em linha

Este módulo, se disponível, permite ao utilizador autenticar-se no sistema, de forma a poder submeter de pedidos sobre a documentação do acervo, e.g. reproduções, consultas, pesquisas, etc. Pode também acompanhar o tratamento dos seus pedidos, responder a solicitações efetuadas por colaboradores da instituição, utilizar um bloco de notas, entre outras funcionalidades.

Note-se que, para ter acesso a todas estas funcionalidades, é necessário que o utilizador efetue um registo no sistema, preenchendo alguns dados pessoais necessários para que possa usufruir de todas as funcionalidades.