Explorar

Nesta página são disponibilizadas diversas formas de explorar e descobrir a documentação disponibilizada neste Arquivo. O utilizador poderá navegar pelo acervo através dos seus fundos e coleções, visualizar os documentos digitalizados disponíveis através da plataforma, ou navegar os índices de descritores existentes.

Auxiliares de pesquisa

Fazem atualmente parte do acervo do Arquivo Municipal de Constância os seguintes Sistemas de Informação (fundos): Administração do Concelho (1852-1932); Comissão Municipal de Assistência de Constância (1924-1927); Câmara Municipal de Constância (1819-2013); Coleção Municipal de Fotografias (2003-2009); Coleção Municipal de Fotografias Antigas (1905-1974); Coleção de Jornais (1991-2006); Espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra (18..-1990).

Para além das fontes manuscritas e impressas, o Arquivo Municipal de Constância dispõe de outras fontes de informação, tais como: iconografia – fotografia, cartazes e panfletos, cartografia – mapas, plantas, cartas topográficas e fotografias aéreas e, ainda, registos de som e vídeo (audiovisuais) que fornecem ajuda notável e até imprescindível para a história contemporânea.

As fontes de informação custodiadas pelo Arquivo Municipal de Constância são complementadas pelos arquivos/sistemas de informação da Santa Casa da Misericórdia de Constância, Arquivo Histórico de Abrantes – Eduardo Campos, diversos arquivos privados do concelho e, ainda, o Arquivos Distrital de Santarém e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Pretende-se que o website, aliado ao fundo bibliográfico local, se constitua como um importante serviço na disponibilização de recursos informativos sobre a história local, contribuindo para a afirmação da cultura e da identidade local enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.

Fundos & coleções

Um fundo é o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa coletiva, no decurso das suas atividades e funções.

Uma coleção é o conjunto de documentos reunidos artificialmente em função de qualquer característica comum, independentemente da sua proveniência. Podem existir coleções a diferentes níveis de descrição, nomeadamente a nível do fundo e da série.

Navegar

Documentos digitalizados

Uma representação digital consiste num conjunto de ficheiros que, em conjunto, materializam ou manifestam um objeto intectual (e.g. um conjunto de imagens digitalizadas das páginas de um livro, vídeo, base de dados relacional, etc.)

Na sua grande maioria, as representações digitais disponíveis no acervo consistem em versões digitalizadas dos documentos originalmente existentes em papel.

Navegar

Documentos

Um documento composto é a unidade organizada de documentos, agrupados no decurso da organização arquivística, por se referirem a um mesmo assunto, atividade, transação ou tramitação própria. São documentos compostos os processos (cíveis, crime, de pessoal, de obras, entre outros), os dossiers informativos, os documentos não lineares, etc. Um documento simples é a mais pequena unidade arquivística intelectualmente indivisível, por exemplo: carta, memorando, relatório, fotografia, registo sonoro.

Navegar

Todos os registos

Nesta opção poderá obter uma listagem de todos os registos descritivos existentes no sistema independentemente da sua tipologia, nível de descrição ou natureza.

Esta opção permite-lhe navegar de forma não orientada sobre toda a informação do acervo.

Navegar

Instrumentos de descrição documental

Catálogo do Espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra

O Arquivo Municipal de Constância disponibiliza aos seus utilizadores o Catálogo do Espólio Documental de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra...

Hemeroteca Digital: A Coleção de Imprensa Periódica Local do Arquivo Municipal de Constância - Inventário

Inventário da Coleção Periódica Local do Arquivo Municipal de Constância. Ínclui indicação das publicações e números disponíveis...

Índice Alfabético e Cronológico dos Assuntos Tratados nas Atas das Reuniões da Câmara Municipal de Constância: 1820-1910 (da Revolução Liberal à Revolução Republicana)

Índice alfabética e cronologicamente organizado dos principais assuntos tratados nas atas das reuniões da Câmara Municipal de Constância...

Índices

Nesta secção pode navegar através dos tesaurus disponíveis e consultar a informação que foi indexada a partir destes. Esta é uma forma conveniente de navegar no acervo recorrendo a vocabulários controlados que direcionam o utilizador até a documentação pretendida.

Coleção de imprensa periódica local

Termos de indexação para o fundo "Coleção de imprensa periódica local"

Navegar

Índice de Assuntos

Este tesauro serve para indexar de forma controlada os documentos do arquivo por assunto.

A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceptual do documento, realizada pela leitura documental. O arquivista é tido como um leitor, enquanto indexador, porque ele faz uma leitura técnica antes de indexar um documento.

Navegar

Plano de Classificação da Informação Arquivística da Administração Local (PCIAAL)

O Plano de Classificação para a Administração Local conforme a MEF integra as classes de 1º e 2º nível da Macroestrutura Funcional, que representam das funções e subfunções da Administração Pública, e desenvolve um 3º nível, igualmente numa perspetiva funcional, focado nos processos de negócio da Administração local.

Este vocabulário é utilizado como uma forma alternativa de classificar documentos de arquivo.

Navegar

Unidades Territoriais de Portugal (UTP)

Este vocabulário é baseado nas conhecidas Nomenclaturas de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS) que designam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território dos países da União Europeia, incluindo o território português.

Criadas pelo Eurostat no âmbito da UE, as NUTS pretendem uniformizar as estatísticas regionais europeias e são empregues, entre outras coisas, na distribuição regional de fundos comunitários.

Este novo vocabulário elimina alguns dos níveis incluídos nas unidades territoriais publicadas pela Eurostat, incluíndo apenas as seguintes divisões territoriais: Continente, Distrito, Concelho e Freguesia.

Este vocabulário é utilizado para controlar o campo de descrição "localidade".

Navegar