Espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMCTC/EJMNC

Title type

Atribuído

Date range

Date is uncertain to 1990-12-04 Date is certain

Dimension and support

papel

Extents

7 Livros
6 Outros
366 Folhas

Biography or history

Joaquim dos Mártires Neto Coimbra nasce em 10 de setembro de 1916 numa casa da rua da Arruçada da freguesia de São Julião, concelho de Constância.

Filho de João dos Prazeres Coimbra natural da freguesia de São Julião do concelho de Constância, marítimo de profissão, e de Maria Neto, doméstica, natural da freguesia e concelho de Mação. Neto paterno de Joaquim dos Mártires Coimbra e de Maria da Conceição Coimbra e neto materno de Cesário Neto e de Maria Neto.

Em 07 de maio de 1945 Joaquim dos Mártires Neto Coimbra casa, na Igreja Paroquial de São Julião, com Maria Teresa Soares Sousa de trinta e quatro anos de idade e natural da freguesia de Rio de Moinhos do concelho de Abrantes.

Barbeiro de profissão, Joaquim dos Mártires Neto Coimbra, cria o seu estabelecimento no prédio n.º 5 da Praça Alexandre Herculano.

Ao longo da vida recolhe, reúne e organiza diversos elementos de relevo para o conhecimento da Vila e do próprio concelho de Constância, sendo, ao que tudo indica, parte desses elementos os que agora se disponibilizam.

Em 13 de dezembro de 1988, Joaquim dos Mártires Neto Coimbra, faleceu na freguesia e concelho de Constância.

Custodial history

Ao que tudo indica a documentação terá permanecido na posse do produtor até ao momento do seu falecimento.

Não tendo deixado herdeiros diretos foi uma sobrinha por afinidade, Maria Elvira Ludovina de Sousa e o esposo José Carlos Urbano de Sousa, quem herdou o espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra e que o conservou na sua posse.

Em 1999, a Câmara Municipal de Constância, com o intuito de transferir a documentação para a propriedade pública adquire o espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra.

Acquisition information

Documentação adquirida, por compra, aos herdeiros de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra em 1999.

Scope and content

O espólio documental é constituído pelo conjunto de documentos de índole arquivística, bibliográfica e museológica, adquiridos em 1999 pela Câmara Municipal de Constância.

A documentação deste espólio compreende vários volumes manuscritos da autoria de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra sobre aspetos históricos e patrimoniais da vila e concelho de Constância, discursos proferidos em várias ocasiões marcantes na vila e no concelho, documentos de foro colecionista relativos ao concelho de Constância (fotografias; monografias; aguarelas; jornais e recortes de jornais), correspondência pessoal enviada e recebida e diversos documentos e apontamentos pessoais sobre o concelho de Constância.

Arrangement

Parte da documentação está organizada por séries temáticas.

Access restrictions

Comunicável, sem restrições legais.

O acesso aos documentos tem em linha de conta o tipo de documento, o estado de conservação, o fim a que se destina e as obrigações inerentes às leis que regulamentam o acesso ao património arquivístico.

Conditions governing use

Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português

Other finding aid

Catálogo do Espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra.

Portal do Arquivo Municipal de Constância – http://arquivo.cm-constancia.pt.

Portal Português de Arquivos – http://portal.arquivos.pt.

Location of originals

Arquivo Municipal de Constância

Rua Marquês de Pombal, n.º 10

2250-069 - Constância, Portugal