Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Pelourinho

Description details

Record not reviewed.

Description level

Serie Serie

Reference code

PT/AMCTC/CMCTCFOTO/D-A/001

Title type

original

Date range

2005-08-19 Date is certain to 2006-07 Date is certain

Extents

2 Outros

Producer

Câmara Municipal de Constância.

Biography or history

Situado na Praça Alexandre Herculano, foi mandado construir por D. João VI em 1820, após a Câmara de Punhete ter exposto ao rei "a necessidade da construção de um pelourinho que esta vila carece", pois o antigo pelourinho do município na sequência das invasões francesas terá sofrido consideráveis danos, assim como a praça onde este se situava, levando a que posteriormente parte da estrutura urbana da vila fosse reorganizada.

Símbolo da autonomia e justiça municipal, o pelourinho é composto por uma coluna de fuste simples, um capitel jónico coroado com uma esfera armilar em ferro forjado, tendo por base um pedrestral com dois degraus, circundado por oito frades - pequenos marcos em pedra que foram colocados já no princípio do séc. XX.

Em 1933, e por decreto de 11 de Outubro (Decreto nº. 23122), o pelourinho de Constância foi classificado como imovél de interesse público.

Scope and content

Conjunto de fotografias do Pelourinho de Constância, situado na Praça Alexandre Herculano.

Language of the material

Português

Notes

Descrição baseada em:

- COELHO, António Matias - Histórias do Património do Concelho de Constância. Constância: Câmara Municipal de Constância, 1999, 116 p. Dep. Legal 135 639/99.