Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Cidade Romana da Escória

Description details

Record not reviewed.

Description level

Serie Serie

Reference code

PT/AMCTC/CMCTCFOTO/E-A/002

Title type

original

Date range

2005 Date is certain to 2005 Date is certain

Extents

1 Outros

Producer

Câmarra Municipal de Constância..

Biography or history

Situada na freguesia de Montalvo, mais concretamente no sítio da Terra Fria, encontra-se suterrada a antiga cidade romana da Escôra - nome comummente utilizado pela população da aldeia.

Diz a tradição popular que o nome Escôra advém de: "...haver num cabeço um tão grande monte de escória, toneladas e toneladas de restos que terão ficado de uma remota fundição de ferro que por certo ali havia".

Ajusante ao conceito simbólico da cidade romana da Escôra, existem relatos escritos desde finais dos anos 30, 50 e 80 do séc. passado, que atestam a existência de inumeros vestígios que apontam para que naquele local tenha existido uma antiga cidade romana.

Quando Joaquim Candeia e Álvaro Baptista na décade de 80 do séc. passado analisaram o local com preocupações científicas, depararam-se com abundantes e diversificados materiais: cerâmica (proveniente de construções, pedaços de telha, bordos, asas e fundos de recipientes vários), fragmentos de vidro, pequenos objectos (uma pedra de anel, pedaços de alfinetes e pregos), moedas (séc III e IV), mós, fragmentos de fuste de coluna, estruturas de edifícios e quantidades imensas de escória de ferro.

Assim, e a partir deste estudo é avançada a hipótese de se estar perante uma vila rústica, cuja importâcia económica se desenvolveu para lá da produção metalífera, e cujo apógeu terá ocorrido no séc IV, antes de os Bárbaros invadirem a Peninsula Ibérica.

Scope and content

Registo fotográfico da Cidade Romana da Escória situada na freguesia de Montalvo, concelho de Constância.

Language of the material

Português

Notes

Descrição baseada em:

- COELHO, António Matias - Histórias do Património do Concelho de Constância. Constância: Câmara Municipal de Constância, 1999, 116p. Dép. Legal 135 639/99.