Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Ruínas Romanas de Alcolobre

Description details

Record not reviewed.

Description level

Serie Serie

Reference code

PT/AMCTC/CMCTCFOTO/E-A/001

Title type

original

Date range

2003 Date is certain to 2003 Date is certain

Extents

3 Outros

Producer

Câmara Municipal de Constância.

Biography or history

Situada na Quinta do Carvalhal - Santa Margarida da Coutada, o nome Alcolobre advém-lhe do nome da ribeira que separa a freguesia de Santa Margarida da Coutada, do concelho de Constância, da do Tramagal, do concelho de Abrantes.

Em 1965, aquando de trabalhos na zona, um grupo de trabalhadores inadvertidamente colocou a descoberto um conjunto de objectos singulares, que posteriormente e através dos estudos realizados pelo Dr. Jorge Alarcão e Adília Alarcão, da Universidade de Coimbra viriam a revelar a existência de uma sepultura luso-romana de incineração, datável dos finais do séc. I, princípios do séc. II.

Já na década de 80 do século passado, novas equipas de arqueólogos encetaram investigações na área, o que possibilitou identificar diversas estruturas, das quais se destaca uma barragem, restos de construção disseminados ao longo de uma curva de nível que poderão corresponder a um canal condutor de água, uma necrópole, cortas para a exploração de minério de ouro e um complexo termal, parcialmente descoberto e bem conservado.

Scope and content

Registo fotográfico das Ruinas Romanas de Alcolbre.

Language of the material

Português

Notes

Descrição baseada em:

- COELHO, António Matias - Histórias do Património do Concelho de Constância. Constância: Câmara Municipal de Constância, 1999, 116p. Dép. Legal 135 639/99.